Previsões para o Oscar 2013

The OscarsA 85ª edição do Oscar promete trazer algo diferente para a maior festa do cinema mundial. De olho no futuro (mais do que na hora), a Academia tenta se modernizar, mas sem deixar de olhar para o passado. Neste ano, a premiação aposta até mesmo no Twitter. Veja só!

 É fato que a Academia exagerou em algumas questões na hora de anunciar os indicados. Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge pode não merecer o prêmio de melhor filme ou direção, mas é inegável que em termos técnicos, a obra de Christopher Nolan é impecável. Algumas das categorias em que uma indicação era merecida: efeitos especiais, edição de som, som, trilha sonora, só para citar algumas. No entanto, o longa-metragem não ganhou uma indicação sequer. Outra grande falha foi deixar Ben Affleck fora da categoria de melhor diretor – sendo que Argo ganhou todos os prêmios que disputou até agora, incluindo os de direção. Falaremos mais de Argo adiante.

Para a apresentação do Oscar, este ano foi convocado Seth MacFarlane, criador da série Family Guy (Uma Família da Pesada, no Brasil) e diretor/roteirista/dublador de Ted, uma das comédias de maior sucesso de 2012. O boca suja tem tudo para surpreender na apresentação e criar um programa diferente de tudo o que já vimos. É o que se espera, ao menos.

adele skyfallA Academia traz novamente as interpretações dos artistas indicados a melhor canção original. Estão confirmadas Adele e Norah Jones, que cantam as canções-tema de 007: Operação Skyfall e Ted, respectivamente. Na onda da cantoria, Barbra Streisand também irá se apresentar na cerimônia. A última vez que ela cantou no Academy Awards foi há 36 anos, em 1977, quando fez a performance da música-tema de Nasce Uma Estrela. Naquela noite, ela faturou o Oscar da categoria por “Evergreen”.

Ainda no setor de cantoria, a cerimônia contará com uma homenagem aos filmes musicais da última década. Hugh Jackman, Jennifer Hudson, Catherine Zetha-Jones estarão entre os astros que farão a celebração do gênero. Entre os filmes homenageados estão Os Miseráveis, Dreamgirls e Chicago.

Outra homenagem na cerimônia será em relação ao aniversário de 50 anos da franquia James Bond no cinema.

Categorias do Oscar

Este ano é, provavelmente, um dos mais imprevisíveis do Academy Awards. Mas vamos começar pelos que certamente vencerão. Na categoria de melhor ator não tem pra ninguém. Apesar de Denzel Washington estar impecável como o piloto de avião bêbado em O Voo, Joaquin Phoenix estar na atuação de sua vida em O Mestre, Daniel Day-Lewis e seu método de sumir no seu personagem e reencarná-lo provavelmente renderá mais um prêmio de melhor ator para ele, desta vez por Lincoln. Ele faturou tudo o que disputou até agora, então esta previsão é água com açúcar.

Daniel Day-Lewis
Daniel Day-Lewis em Lincoln

Na categoria de melhor direção, contradizendo todas as premiações, Ben Affleck não tem como vencer, pois a Academia o esnobou. Por causa disso, deve sobrar para o veterano Steven Spielberg por Lincoln. Quem ainda merecia indicação na categoria era Quentin Tarantino, esquecido pelo trabalho em Django Livre. É mamão com açúcar acertar o prêmio de melhor atriz coadjuvante. Anne Hathaway aparece por 20 minutos em Os Miseráveis – e isto tem lhe bastado para pegar todos os prêmios que disputou até agora. Por isso, o Oscar deve ser o último troféu na estante dela.

Anne Hathaway
Anne Hathaway em Os Miseráveis

As previsões começam a ficar nubladas nas próximas categorias. Ninguém sabe o que esperar nas de roteiros original e adaptado. No Globo de Ouro, Django Livre e Lincoln venceram como roteiro original e adaptado, respectivamente. No Critics’ Choice Awards o resultado foi o mesmo. No BAFTA, Tarantino levou de novo por seu roteiro em Django Livre, enquanto O Lado Bom da Vida levou o primeiro como roteiro adaptado. Já no Writers Guild Awards (WGA), o prêmio do sindicato dos roteiristas, o resultado foi completamente diferente dos demais. Argo levou o de adaptado e A Hora Mais Escura conquistou o de original. Fica difícil fazer uma previsão certeira no momento.

Django Livre
Django Livre

Na categoria de melhor atriz, tudo pende para Jennifer Lawrence por seu papel em O Lado Bom da Vida. No entanto, sua principal oponente começou a corrida pelo Oscar faturando alguns prêmios. Jessica Chastain, em A Hora Mais Escura, levou o Critics’ Choice Awards e o Globo de Ouro de atriz em drama. Enquanto isso, Lawrence faturou o Globo de Ouro de atriz em comédia e o SAG Awards (prêmio do sindicato dos atores). Quem corre por fora é Emmanuelle Riva, que venceu o BAFTA por sua interpretação em Amor.

Jennifer Lawrence em O Lado Bom da Vida
Jennifer Lawrence em O Lado Bom da Vida

O principal embate pelo troféu de ator coadjuvante fica entre Tommy Lee Jones, em Lincoln, e Christoph Waltz, em Django Livre. Waltz faturou o Globo de Ouro e o BAFTA, enquanto Lee Jones faturou o SAG Awards. Philip Seymour Hoffman corre por fora por seu papel em O Mestre. Hoffman faturou o prêmio no Critics’ Choice Awards.

Tommy Lee Jones em Lincoln
Tommy Lee Jones em Lincoln

A maior incógnita da festa é a categoria de melhor filme. O campeão de indicações é Lincoln, com 12 nomeações. No entanto, Lincoln não tem emplacado em nenhuma premiação até agora. Por isso, parece cada vez mais distante da estatueta. Os Miseráveis é um musical e, por isso, em qualquer outro ano poderia ser considerado um dos favoritos, até porque levou o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical. Contudo, o filme de Tom Hooper não tem a popularidade necessária.

Argo
Argo

Enquanto isso, Argo, parece ter ganhado um impulso gigantesco depois de a lista dos indicados ao Oscar ter sido revelada. O filme faturou o BAFTA, Globo de Ouro, Critics’ Choice Awards, PGA Awards (prêmio do sindicato dos produtores) e SAG Awards (como melhor elenco). Ou seja, tudo aponta Argo como o favorito. Por algum motivo, acredito que a Academia vai continuar de birra com Ben Affleck e seu longa-metragem. A minha intuição aponta para O Lado Bom da Vida.

O Lado Bom da Vida
O Lado Bom da Vida

Além de sentir que o momento aponta para O Lado Bom da Vida e apesar de Argo ter ganhado tudo até agora, uma coincidência acontece neste Oscar. Este ano temos um filme de língua não-inglesa entre os indicados a melhor filme, filme estrangeiro e direção. Amor repete o feito de A Vida é Bela, em 1999. Naquele mesmo ano, O Resgate do Soldado Ryan, de Steven Spielberg, era o favorito ao Oscar de melhor filme. No entanto, o longa foi surpreendido ao perder para uma comédia romântica diferente, Shakespeare Apaixonado. Sobrou o prêmio de direção para Spielberg. Sinto que esta coincidência pode dar as caras na cerimônia do Oscar amanhã. Se O Lado Bom da Vida vencer, será a primeira comédia romântica a vencer o Oscar desde Shakespeare Apaixonado. É apenas um longo chute, mas que acho que pode acontecer.

Chutes a parte, Argo continua sendo o favorito – e é um dos meus favoritos na lista. Se Argo vencer, será o quarto filme na história do Oscar a vencer o prêmio de melhor filme sem que seu diretor tenha sido indicado à categoria de direção. Uma coisa é certa. A 85ª edição do Academy Awards fará história.

Os chutes deste autor para este ano são:

Oscar 2013Melhor Filme: O Lado Bom da Vida
Melhor Diretor: Steven Spielberg – Lincoln
Melhor Ator: Daniel Day-Lewis – Lincoln
Melhor Atriz: Jennifer Lawrence – O Lado Bom da Vida
Melhor Ator Coadjuvante: Tommy Lee Jones – Lincoln
Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway – Os Miseráveis
Melhor Roteiro Original: Django Livre
Melhor Roteiro Adaptado: Lincoln
Melhor Filme Estrangeiro: Amor
Melhor Animação: Detona Ralph
Melhor Canção Original: Adele – “Skyfall” – 007: Operação Skyfall
Melhor Trilha Sonora: Lincoln
Melhores Efeitos Visuais: As Aventuras de Pi
Melhor Maquiagem: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Melhor Fotografia: As Aventuras de Pi
Melhor Figurino: Anna Karenina
Melhor Direção de Arte: Anna Karenina
Melhor Documentário: Searching for Sugar Man
Melhor Montagem: Argo
Melhor Curta Metragem Animado: Paperman
Melhor Mixagem de Som: Os Miseráveis
Melhor Edição de Som: As Aventuras de Pi
Melhores curta-metragem e curta-documentário: sem chutes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.