As Vantagens de Ser Invisível | Review

The Perks of Being a Wallflower

The Perks of Being a Wallflower
EUA, 2012 – 102 min
Drama

Direção:
Stephen Chbosky
Roteiro:
Stephen Chbosky
Elenco:
Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Mae Whitman, Kate Walsh, Dylan McDermott, Joan Cusack, Paul Rudd, Melanie Lynskey

São poucos escritores que têm a chance de adaptar uma obra sua para o cinema. Sinceramente, não me lembro de algum que tenha feito isso. Entretanto, Stephen Chbosky é o primeiro felizardo que ganha esta oportunidade. O criador de As Vantagens de Ser Invisível faz a sua estreia no cinema adaptando o seu próprio trabalho. Na sua incursão ao universo cinematográfico, Chbosky parece um diretor/roteirista experiente.

A obra de Chbosky conta a história de Charlie (Logan Lerman), um garoto que está entrando no colegial (ensino médio). Ele não é do tipo popular e que se relaciona com facilidade. Seu único amigo se suicidou e sua pessoa favorita no mundo, a tia Helen (Melanie Lynskey) morreu quando ele ainda era apenas uma criança. Solitário, o rapaz escreve cartas para o amigo falecido, e finge para os pais que a vida na escola está ótima, quando na realidade não está. Eis que surgem Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), dois veteranos no último ano do colégio que acabam recebendo Charlie de braços abertos para o grupo deles.

As Vantagens de Ser Invisível é um filme gracioso e que respeita a juventude. Não é muito comum, mas neste longa-metragem os adolescentes não são tratados como deficientes mentais. Os personagens são tridimensionais e suas emoções são genuínas. Chbosky não trata os problemas e dores dos seus protagonistas como algo trivial, irrelevante. Não há esse tipo de julgamento. Ele compreende o jovem e não cria rótulos, não padroniza-o com clichês. O diretor trata o adolescente do jeito que ele é, como um ser humano condizente com a sua idade.

Um dos grandes méritos do diretor é não pirar e perder a mão na hora de transportar a obra em celuloide para a grande tela. A adaptação é perfeita. Ele respeita o espírito do livro e ainda retira os excessos. Chbosky foca a trama no trio central, dando mais ênfase em Charlie. A gravidez da irmã, por exemplo, fica de fora, assim como outras questões que focavam mais em sua família. Escolha acertada. Outra coisa que o autor deixa de fora é a choradeira do protagonista. A cada 10 páginas, Charlie cai em lágrimas por algum motivo. Chbosky foi esperto o suficiente para saber que isso seria um elemento que prejudicaria a narrativa e comprometeria seu filme. São atitudes como estas que mostram a lucidez do diretor/roteirista, consciente nas suas escolhas.

Outra boa escolha foi a convocação do elenco. Logan Lerman mostra-se um ator sensível e capaz de fazer papéis diferentes do que aqueles reservados para quem tem apenas um rosto bonito. Emma Watson também surpreende no seu primeiro grande papel (ela fez Sete Dias Com Marilyn, mas era coadjuvante). Aqui, ela interpreta uma garota um tanto rebelde, que tem um passado (não tão distante) negro e é bem mais descolada. Vale também ressaltar Ezra Miller, que se foi bem de uma forma assustadora em Precisamos Falar Sobre o Kevin, aqui ele pondera sua carreira com um papel mais leve, engraçado, mas que não deixa a carga dramática de lado.

Além de um roteiro bem acabado e atuações acima da média, a trilha sonora é um deleite a parte. The Smiths, David Bowie, New Order, Sonic Youth, entre outros fazem parte desta ótima seleção musical, o que deixa o longa ainda melhor.

As Vantagens de Ser Invisível é um filme altamente sensorial e bonito. Chbosky trabalha o crescimento, a juventude, a amizade e a família com os pés no chão e não sendo exagerado ou ficcional. O longa é sutil e delicado, uma obra preciosa que merece ser descoberta pelo público.

4.5 STARS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.