Madonna – Give Me All Your Luvin’ | Videoclipe

 

Madonna featuring M.I.A. & Nicki Minaj
“Give Me All Your Luvin'”
MDNA
Direção: Megaforce
Ano: 2012

Desde que Lady Gaga se lançou na indústria fonográfica, muita gente a comparou com outra cantora pop. Parto do pressuposto de que você já conheça Madonna. As comparações são inevitáveis, uma vez que ambas possuem um estilo peculiar no meio de tanta mesmice. Não são apenas mulheres que rebolam. Elas são artistas, algo raro. Surgida lá nos anos 80, a rainha do pop conseguiu conquistar o mundo inteiro por suas canções que inspiravam, provocavam e, o mais importante, entretinham. Ao longo dos anos, ela mudou suas formas, transitou por novas sonoridades e, nos dias de hoje, se encontrou no pop chiclete, vendo que era o jeito. Confessions on a Dance Floor foi o seu melhor disco na década passada, fazendo uma Madonna mais disco. Enquanto isso, alguns anos mais tarde, Hard Candy trazia uma versão mais aguada do pop. Bom entretenimento, mas longe dos seus tempos áureos.

Com tanta coisa nova no mercado, será que ainda é possível que Madonna resista por mais uma década? Esta será a quarta década em que ela está inserida. Como bater de frente com a já citada Gaga, Britney Spears, Katy Perry, e as mais respeitadas Beyoncé e Adele?

Give Me All Your Luvin’ é o single que marca o retorno de Madonna, que lança MDNA, seu novo disco, em março. Vale lembrar que este é o primeiro trabalho dela fora da Warner, sua antiga gravadora. A impressão que fica nesta nova canção é que ela está tentando conciliar o que a fez estourar nas paradas nos anos 90, juntamente com o que há nas paradas de hoje. Explico. Aqui ela faz parceria com Nicki Minaj e M.I.A. É um tanto estranho ver esta junção, mas Minaj está praticamente em todas, então nada mais inteligente do que colocá-la ao lado da ex-mulher de Guy Ritchie. O single trata a voz de Madonna como se estivesse lá na década de 1990, enquanto o ritmo brinca de ir e voltar no tempo, ora soando noventista, ora atual. A participação das duas rappers não chega a ter relevância, já que elas cantam apenas em duas pequenas estrofes, além de gritar “LUV”, “YOU” e “Madonna”.

A canção funciona. Está longe de entrar para o hall dos melhores singles dela, mas atinge o objetivo de conseguir atrair a atenção do público. Talvez a curiosidade seja maior do que a qualidade dela em si, mas de qualquer forma é possível ouvi-la e se entreter. Rimas que grudam na cabeça, palavras que não são tão vazias (eu disse “tão”), e uma produção caprichada.

Entrando no clima do Super Bowl, onde a cantora fez uma apresentação durante o intervalo do programa de maior audiência da história da televisão americana (114 milhões de espectadores neste ano), o videoclipe do single traz como tema principal jogadores de futebol americano. O dito cujo começa com frases estranhas e desnecessárias. Quando começa de verdade, melhora. M.I.A. e Nicki Minaj estão vestidas de cheerleaders junto com várias outras mulheres que estão vestidas como tais, só que utilizando máscaras, padronizando suas expressões. Madonna sai de sua casa e vai sendo escoltada, carregada e perseguida pelos jogadores.

Não há nada de excepcional no vídeo. É um clipe bem feito, mas que não traz nada de interessante. Tem algumas dancinhas da rainha e até um momento em que seus trajes e jeitos relembram a fase Marilyn Monroe dela. Fica claro que ela não tem mais o mesmo gás que dez anos atrás, mas não deixa de ainda atrair. Incrível como os vídeos a deixam muito mais nova do que realmente está. Só assim para conseguir imaginar ela como uma garota, como ela se denomina na canção.

No clipe, falta inspiração. Na música, até há criatividade. De qualquer forma, a questão é: existe a possibilidade de Madonna ainda sobreviver nesta selva pop? Acho que as mais de 14 milhões de visualizações em uma semana no novo clipe respondem muito bem esta questão.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.