Marisa Monte – O Que Você Quer Saber de Verdade | Crítica

Marisa Monte
O Que Você Quer Saber de Verdade
Brasil, 2011 – 44 min
MPB

Faixas:
1. O Que Você Quer Saber de Verdade
2. Descalço no Parque
3. Depois
4. Amar Alguém
5. O Que Se Quer
6. Nada Tudo
7. Verdade, Uma Ilusão
8. Lencinho Querido
9. Ainda Bem
10. Aquela Velha Canção
11. Era Óbvio
12. Hoje Eu Não Saio, Não
13. Seja Feliz
14. Bem Aqui

Novos talentos surgiram na MPB recentemente. Maria Gadú, Mallu Magalhães e Tiê são exemplos claros disso, mas ainda há espaço para alguém como Marisa Monte. Quando ouvimos seu novo disco, O Que Você Quer Saber de Verdade, somos levados a uma jornada pacífica e amorosa com músicas que você já sabe o que esperar, enquanto outras ainda não.

Marisa evoluiu muito desde o início de sua carreira, mas ela não apresenta muita diversidade em seus trabalhos. Suas obras possuem sua forte assinatura com melodias intensas e várias nuances de sentimentos. Marisa tem a cara da MPB. Neste novo trabalho, ela brinca um pouco, mas não chega a entregar um trabalho muito diversificado. Ainda assim, é um trabalho consistente e superior a muitos discos brasileiros lançados neste ano.

A faixa homônima que abre o trabalho é exatamente o que você espera da cantora. Ela é curta, mas o suficiente para prender a atenção do ouvinte. Em seguida, Descalço no Parque toca e você nem percebe passar de tão deliciosa que é, contendo um chorinho sedutor e aquela voz agradável. Impossível não se deleitar.

Com a faixa Depois, Marisa mostra o quão fantástica ainda pode ser. É uma canção dolorosa que nos conta sobre a decepção de uma separação. A letra (composta por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e a própria cantora) é fenomenal e Marisa a interpreta de forma sincera, o que transforma Depois em uma música inesquecível. Dando continuidade ao clima de amor, Amar Alguém é uma faixa mais despretensiosa, quase toda na voz e violão, mas ganha força quando chega ao refrão e entra o som da sanfona.

É inquestionável. Marisa realmente consegue entender as dores do coração. O disco ainda possui outros exemplares que falam do assunto como Verdade, Uma Ilusão; Aquela Velha Canção; Seja Feliz e Era Óbvio.

Vale destacar outras canções que fogem um pouco do normal. Ainda Bem é mais uma canção de amor, quase uma valsa, que acalma o coração neste tempo em que os românticos estão em extinção. É um hino que exalta que ainda há esperança para o amor. Marisa soa um pouco ingênua, mas é belo ver que ainda há pessoas que acreditam neste sentimento. O Que Se Quer mistura o samba com um pouco de forró, enquanto Hoje Eu Não Saio, Não é uma faixa sobre a preguiça e a vontade de fazer absolutamente nada. Nela, Marisa explora ainda mais o lado forró, só que diferente de grupos como Aviões do Forró e Calcinha Preta, ela o faz decentemente, com competência e qualidade de sobra. Uma faixa deleitosa.

No geral, Marisa realmente não se arrisca de verdade. Ela faz o que já está acostumada a fazer. Ainda assim, o que ela faz, o faz com louvor. Sua voz permanece sendo uma das melhores da música nacional e suas composições são capazes de aquecer o coração de qualquer um. Falta um pouco mais de Marisa Monte e muito menos de Restart na música brasileira. O Que Você Quer Saber de Verdade é um arroz com feijão caprichado e sasseia a fome de quem gosta de música de verdade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *