Comecem a fazer suas apostas porque a temporada de premiações do cinema já iniciou. Nesta segunda-feira foram anunciados os vencedores do Gotham Independent Film Award, evento que há 20 anos prestigia as melhores produções independentes. O prêmio de melhor filme foi divido para duas produções com abordagens e propostas totalmente diferentes, como Natalie Portman, uma das juradas deste ano, justificou no vídeo em que anunciava os vencedores. Dividiram o prêmio A Árvore da Vida (the Tree of Life), de Terrence Malick e Toda Forma de Amor (Beginners), de Mike Mills.
Enquanto isso, o prêmio de melhor direção foi para Dee Rees pelo filme Pariah. Já o troféu de melhor interpretação, que não tem distinção de sexo, foi para Felicity Jones por Like Crazy.

Esta terça-feira foi dia do Círculo de Críticos Cinematográficos de Nova York escolher os melhores de 2011 e quem levou o prêmio de filme do ano foi The Artist. A película, em preto e branco, ganhou atenção ao longo do ano com suas exibições em festivais. A trama trata sobre a transição do cinema mudo para o falado em Hollywood, no final da década de 20 e o impacto desta mudança na vida de um casal que trabalha na área.

Nas categorias de atuação, Brad Pitt levou o prêmio de ator por A Árvore da Vida e O Homem Que Mudou o Jogo (Moneyball), enquanto Meryl Streep ganhou o de atriz por seu desempenho em A Dama de Ferro (Iron Lady) onde interpreta a ex-primeira-ministra da Inglaterra Margaret Tatcher. Esta é a quarta vez que Streep leva o caneco pra casa. Os prêmios de coadjuvantes foram para Jessica Chastain por seus papéis em A Árvore da Vida, Histórias Cruzadas (The Help) e O Abrigo (Take Shelter) e Albert Brooks por Drive. Confira abaixo a lista com todos os vencedores de ambas as premiações.

Gotham Independent Film Award
Melhor Filme: A Árvore da Vida e Toda Forma de Amor
Melhor Documentário: Better This World
Melhor Diretor Revelação: Dee Rees – Pariah
Melhor Ator ou Atriz Revelação: Felicity Jones – Like Crazy
Melhor Elenco: Toda Forma de Amor
Melhor Filme que não está passando em um cinema perto de você: Scenes of a Crime
Prêmio da Audiência: Girlfriend
NY Film Critics
Melhor Filme: The Artist
Melhor Diretor: Michel Hazanavicius – The Artist
Melhor Roteiro: Steven Zaillian, Aaron Sorkin – O Homem Que Mudou o Jogo
Melhor Atriz: Meryl Streep – A Dama de Ferro
Melhor Ator: Brad Pitt – A Árvore da Vida, O Homem Que Mudou o Jogo
Melhor Atriz Coadjuvante: Jessica Chastain – A Árvore da Vida, Histórias Cruzadas, O Abrigo
Melhor Ator Coadjuvante: Albert Brooks – Drive
Melhor Fotografia: Emmanuel Lubezki – A Árvore da Vida
Melhor Documentário: Cave of Forgotten Dreams
Melhor Filme Estrangeiro: A Separação
Melhor Primeiro Filme: J.C. Chandor – Margin Call: O Dia Antes do Fim
Prêmio Especial: Raoul Ruiz
A corrida pelo Oscar continua em breve. No dia 5 saem os indicados ao Producers Guild Award (PGA). No dia 15, é a vez dos concorrentes ao Globo de Ouro. A lista de nomeados ao Oscar 2012 será divulgada no dia 6 de fevereiro e a cerimônia de entrega acontece no dia 26 do mesmo mês, com apresentação de Billy Crystal.