Amor a Toda Prova | Crítica

Amor a Toda Prova

Crazy, Stupid, Love
EUA, 2011 – 118 min
Comédia / Romance

Direção:
Glenn Ficarra, John Requa
Roteiro:
Dan Fogelman
Elenco:
Steve Carell, Ryan Gosling, Julianne Moore, Emma Stone, John Carroll Lynch, Marisa Tomei, Kevin Bacon


Steve Carell está na lista de injustiçados da maior premiação da televisão estadunidense. Por sete anos ele prestou serviços à série The Office e nunca faturou o prêmio de melhor ator. Coisas da vida. Sempre competente (esquecendo, é claro, que existiu algo chamado A Volta do Todo Poderoso), Carell imprime um tipo de humor escrachado, mas peculiar. Em seu mais recente filme, Amor a Toda Prova, ele e todo o conjunto da obra mostram que existe vida inteligente nas comédias.

Dirigido por Glenn Ficarra e John Requa, dupla de O Vigarista do Ano, eles conseguem dar ritmo a vários seguimentos, onde a conquista, a loucura, a estupidez e o amor se encontram. Tudo começa quando Cal Weaver (Steve Carell) acaba recebendo a surpreendente notícia de que sua mulher, Emily (Julianne Moore) o traiu e, por isso, quer o divórcio. Totalmente perdido após o comunicado, ele parte para a bebedeira em um bar qualquer. Lá, ele encontra um conquistador nato, Jacob (Ryan Gosling), que consegue pegar todas as mulheres, exceto uma: Hannah (Emma Stone). Ela simplesmente não é afetada pela cantada manjada do rapaz. Enfim, é neste bar que, vendo a situação deprimente de Cal, Jacob intervém e se presta a ensina-lo como se vestir, se comportar e se dar bem.

Não se pode dizer que Amor a Toda Prova é altamente original, pois não é. Em alguns aspectos, ele apenas repete o que muita comédia já fez, no entanto, a diferença é que há vários pontos positivos que o distingue das comédias que não agradam e não fazem rir. Primeiramente, a edição do longa é primorosa e consegue fazer com que os diversos seguimentos não pareçam uma colcha de retalhos e todos os personagens exercem uma função de verdade ali. Não é apenas para preencher espaço, tudo tem uma conexão.

O filme também ganha com o roteiro, que é muito afiado e não cai nos papinhos clichês. Novamente, é claro que existem alguns elementos do gênero. É difícil fugir totalmente, mas o roteiro consegue contornar isso muito bem e utilizar a seu favor. O texto é muito espirituoso, da mesma forma que o elenco também é. O filme conseguiu reunir ótimos atores e eles não decepcionam. Steve Carell está excelente. Julianne Moore está impecável, enquanto Emma Stone, apesar de não ter tanto tempo em tela, consegue arrancar risadas e agrada o público com o seu jeito peculiar que vem mostrando no último ano na telona. Marisa Tomei está impagável, enquanto Ryan Gosling, saindo um pouco dos personagens dramáticos que vinha interpretando (Drive, Tudo Pelo Poder, Namorados Para Sempre), se diverte neste papel e mostra-se um ator versátil e competente.

Amor a Toda Prova é muito bem conduzido, escrito e interpretado. São ótimas tiradas, boas risadas e um desfecho surpreendente. Esta comédia consegue trabalhar bem o humor com o romance sem ser chato ou demasiadamente clichê. É possível fazer rir e não ofender a inteligência do espectador. Amor a Toda Prova é prova disso, sendo uma película agradável e que merece respeito.

http://www.youtube.com/watch?v=eK68Y3oMEk8

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *